domingo, 10 de agosto de 2008

Aprendendo a viver...


O crescimento do ser humano, seja no lado emocional, profissional, psicológico, seja em quais aspectos forem, esse crescimento é diário...complicado...angustiante, porque não dizer as vezes sufocante e desesperador....enfim, na virada do ano de 2007/2008, jurei pra mim mesmo que não cometeria os mesmos erros do passado e que 2008 seria um ano bem diferente (todo mundo faz esse tipo de promessa).... infelizmente nem tudo saiu como planejado, cometi os mesmo erros.
Percebi que de nada adiantou fazer promessas a mim mesmo, querer mudanças rápidas, soluções inovadoras e que mudassem minha vida de um dia pro outro, e na prática não fiz nada pra mudar isso, fiquei parado, estagnado, não mudei nenhum hábito e não me libertei de nenhum vício, vi que era preciso fazer algo mais além de pensar...era preciso aprender a viver..
Por mais breve que seja a vida do ser humano, se comparado ao universo, para quem vive dia após dia...semana após semana, é muito difícil lidar com tantos problemas, e é preciso ter paciência ( não é a toa que ela é considerada uma virtude rsrs).

Todos devem ter lido ou ouvido em algum lugar ou de alguém muitos conselhos de como viver, faça isso, faça aquilo, assim é melhor e blá blá blá, mas viver é um aprendizado, não existe fórmula, não existem soluções prontas para os problemas, ..tudo...tudo..tudo que se vive é um aprendizado e nos momentos mais difíceis percebe-se que é sofrendo que se aprende a viver (contraditório não acha?), mesmo porque quando você está bem, feliz, "sem problemas", não se está aprendendo nada, está apenas colhendo bons frutos.


No fim se aprende errando....e aprendi muito, muito nesses último anos. Agora tô pronto para não cometer mais os mesmos erros do passado.


Tomo a liberdade agora, de postar um trecho de um texto de Herman Melville, que sucintamente nos mostra que diariamente aprendemos algo novo e precisamos estar atentos a isso...aprendemos que:


"...que crescer não significa fazer aniversário....

...que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem...(Ps: É por isso que tenho estado tão calado e no meu canto ultimamente...casei de ouvir bobagens).

...que trabalhar não só ganhar dinheiro, e sim uma questão de bem estar...

...que amigos a gente conquista mostrando o que somos....Ps:(Chegaaa de Aparências)

...que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim...

...que a maldade se esconde atrás de uma bela face..Ps:(tive um experiência prática esse ano)

...que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada...

...que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde...

...que dar um carinho também faz...

...que sonhar é preciso...

...que nosso ser é livre...

...que Deus não proíbe nada em nome do amor...

...que o julgamento alheio não é importante...(Ps: E não é mesmo).

...que o que realmente importa é a Paz interior..." (Ps: No momento é só isso que eu quero)

Não sou ninguém para ensinar nada...mas atenção nesse pensamento...procure entender e não apenas ler..
"Não podemos viver apenas para nós mesmos. Mil fibras nos conectam com outras pessoas;
e por essas fibras nossas ações vão como causas e voltam pra nós como efeitos."

Entra aí a velha lei da Ação e Reação, por isso...cuidado com o que diz. Aprenda a pensar, e consequentemente, aprenda a viver !

Diogo M. Rocha

2 comentários:

Anônimo disse...

I agree with you about these. Well someday Ill create a blog to compete you! lolz.

Anônimo disse...

Falou tudo nesse texto!
"Aprenda a pensar e aprenda a viver".
A medida em que caminhamos por essa estrada descubrimos que existem tantas coisas mais do que sonhamos... "a unica coisa que sei é que nada sei".
Quanto a não aprender quando se está feliz vou discordar um pouquinho, até por ter vivido isso nessas ferias agora. Estando com amigos, rindo e me divertindo pude refletir muito e ver que é melhor doar sem esperar nada em troca e que ser amigo nao é cobrar e sim ser espontaneo.. alem de varias outras coisas..
Adorei muito o texto! parabens! ^^
boa semana!
abs!